AFAGO - Associação dos Filhos e Amigos de Gouveia

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Projeto 05

Adequação da Sede da AFAGO

Raimundo Nonato de Miranda Chaves, Ivete Miranda Bitencourt
e Cleuber Alves Monteiro

A Proposição

O projeto foi apreciado pelo Conselho de Administração em 28/05/2008, atendendo proposição do conselheiro Raimundo Nonato, embasado nos argumentos seguintes:
  1. O Conjunto de salas 1709 do Ed. Caxias – Av. Amazonas 115 é propriedade de Dr. Waldir de Almeida Ribas. Hoje, referido conjunto é a sede da AFAGO, cedido gentilmente, por Dr. Waldir, em regime de comodato. Ali, onde funcionava um consultório médico, é a sede de uma instituição, e, usos tão diferentes justificam uma adequação do imóvel.
  2. Antes de quaisquer modificações, tem-se que definir, claramente, que funções a AFAGO pretende realizar na sua sede.
    Imagina-se que a sede da AFAGO possa representar uma espécie de “Posto Avançado” de Gouveia. Neste caso, o gouveiano, quando em viagens a Belo Horizonte, teria à sua disposição um conjunto, com infraestrutura de escritório representada:
    • por um atendente,
    • serviços de internet e de fax,
    • ambiente para pequenas reuniões de negocio,
    • alem de um cafezinho amigo.
    Para o gouveiano residente, o local seria um ponto de encontro e de troca de informações.
  3. Considerando a administração da AFAGO exercida numa forma, até certo ponto, colegiada, é importante que se tenha condições confortáveis para as reuniões quinzenais dos Conselhos de Administração e Fiscal. Alem, é evidente, de instalações para um atendente.
  4. sala de reuniões pode também ser usada para ministrar cursos e conferências.
  5. Importante que a comissão analise o sistema de arquivos, sugerindo tanto o tipo de moveis como a forma de arquivamento. Também, analise a questão de contratação de um atendente.

A Execução

Com esta orientação a comissão realizou o levantamento de moveis, equipamentos e utensílios. Relacionou os moveis que poderiam ser aproveitados no novo “lay-out” das salas, e também, sugeriu o que deveria ser adquirido; inclusive arquivo para pastas suspensas, definindo também a forma de arquivamento. Alem disso a comissão analisou a possibilidade de prestar mais um serviço à comunidade gouveiana:
Desenvolvendo um sistema eletrônico de informações. O sistema de informações, conforme idealizado, visava maior interação da administração da AFAGO com a comunidade. Questões, do dia a dia, tais como:
  • informações sobre colégios e escolas;
  • informações sobre serviçais domésticos;
  • sobre disponibilidade de vagas, na residência,para rapazes ou moças;
  • ou sobre interesse em transporte alternativo para Gouveia; alem de outras.
O sistema de informação seria o elemento de interação. A comissão,agindo com prudência, elaborou questionário, a fim de conhecer a opinião da comunidade sobre o sistema de informação e seu conteudo.

O Referendo

Todas as informações foram levadas, na forma de relatório, à apreciação do Conselho de Administração; que o aprovou integralmente na reunião de 09/07/2008.

A Conclusão

O questionário, revisado, foi distribuído, como encarte, no Boletim da AFAGO No. 04, em fins de julho. A comunidade não respondeu ao questionário; como conseqüência, o sistema de informação não foi realizado.
A adequação das salas e o sistema de arquivamento foram realizados, estando ainda pendente a contratação de um atendente. Seja pela dificuldade de encontrar a pessoa certa, frente à condição de salário que se pode pagar, e também, porque há ainda uma certa duvida: os serviços demandados pela comunidade justificam a contratação de um atendente?