Retornar

Livro de Mensagens ** Escreva a sua! Clique aqui! **
Total de mensagens postadas: 4649 *** Exibindo 20 por página *** mostrando de 1 a 20
Anteriores | Proximas
21/02/2018 ### Adilson do Nascimento ### Belo Horizonte - MG
Agora que o Brasil, depois do carnaval, está ingressando na era útil dos seus contribuintes, nós, ex-dirigentes da AFAGO, bem que poderíamos nos encontrar em um local agradável para celebrarmos a alegria de viver Gouveia. Quem se anima?

14/02/2018 ### José Moreira de Souza ### Belo Horizonte
Quem celebra, hoje, dia 14 de fevereiro BODAS DE OURO DE VIDA CONJUGAL, são nossos companheiros Zélia e Manoel Miranda. Haja momento para alegria. Manoel Miranda é um dos pilares de nossa AFAGO dese a convocação de nosso inesquecível Doutor Waldir. Zélia é um estudiosa constante das condições de superação do que se chama "pessoas com deficiência". Vida longa ao belo casal.

03/02/2018 ### Gil Martins de Oliveira ### Mateus Leme, MG.
Se me permite, Adilson, assino embaixo de sua bela mensagem. Parabéns, MESTRA D. Doca.

03/02/2018 ### Adilson do Nascimento ### Belo Horizonte - MG
Hoje, 3 de fevereiro, Gouveia se depara com a felicidade por estar comemorando o aniversário de uma personalidade de primeira grandeza da sua vida social, cultural, política e religiosa. Se as minhas contas não falharem ela está a completar inconfundíveis e muito bem vividos 94 anos de uma vida dedicada ao ensino de crianças e jovens de nossa terra, com muito carinho, com muita afeição, com muito zelo, muita paciência e perspicácia. Não tive a sorte de haver sido seu aluno no curso primário, do meu querido Grupo Escolar Aurélio Pires, mas o fui no Ginásio Santo Antônio, da 1ª à 4ª série e no primeiro ano do curso médio do Colégio Cristo Rei. Tenho por ela uma admiração que se assemelha à idolatria e sempre que posso a visito, em Gouveia, quando posso apreciar a sua vitalidade, lucidez e atualidade das coisas desse país continental. Parabéns, MARIA DAS DORES ALVES, nossa querida D. Doca! Que a senhora ainda possa gozar por muitos anos dessa vida exemplar que construiu, para servir de modelo para outros tantos jovens, que assim como eu puderam aprender com a sua sabedoria, não só matérias escolares, mas, e principalmente, lições de vida e de dignidade. Que a senhora seja muito... muito feliz!

13/01/2018 ### José Moreira de Souza ### Belo Horizonte
CORREÇÃO: A missa de Sétimo dia de Antônio de Nelo será a CATEDRAL DA BOA VIAGEM ÀS 18:15.

13/01/2018 ### José Moreira de Souza ### Belo Horizonte
MISSA DE SÉTIMO DIA DE ANTÔNIO DE NELO. Dia 13, sábado, 18:30 horas. Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, Rua da Bahia, Belo Horizonte. Chamo a isso: MISSA DO REPOUSO ILUMINADO. Tradução de "Et lux perpetua luceat eis!"

08/01/2018 ### Gil Martins de Oliveira ### Mateus Leme, MG.
No texto abaixo, leiam, por favor, facilitador da...

08/01/2018 ### Gil Martins de Oliveira ### Mateus Leme, MG.
Gouveia acaba de perder um personagem importante na construção de sua história. Bom pai de família, trabalhador, fazendeiro, Antônio de Nelo foi também um facilitador a mobilidade dos gouveianos. Seu "caminhão de duas boleias", além de levar(para) e trazer carga de Diamantina, transportava passageiros. Meu pai, Jason, era cliente assíduo. As marcas positivas deixadas por Zezé e Antônio de Nelo estão estampadas nos filhos, Nívia e seus irmãos, pessoas de grande integridade moral que honram pai e mãe, aos quais deixamos, Maria do Carmo e eu, o nosso sentido abraço. Que ele esteja em repouso no Colo de Deus.

08/01/2018 ### José Moreira de Souza ### Belo Horizonte
Faleceu, no dia 7 de janeiro, nosso conterrâneo ANTÔNIO DE NELO, em Gouveia. Nossos sentimentos aos filhos e parentes.

02/01/2018 ### MANOEL MIRANDA ### BELO HORIZINTE
Raimundo e Ana Maria Parabens por tão importante data na vida de vocês e a suas filhas pelos pais que tiveram

30/12/2017 ### José Moreira de Souza ### Belo Horizonte
Ana Maria Gama Chaves & Raimundo Nonato de Miranda Chaves celebram na cidade de Santo Antônio de Guaratinguetá, às margens do Rio Paraíba do Sul, em São Paulo, 50 anos de União Matrimonial. Iniciam desse modo o ANO NOVO.

24/12/2017 ### Gil Martins de Oliveira ### Mateus Leme, MG.
Que os amigos e companheiros do Movimento AFAGO tenham um Natal e Ano Novo abençoados.

13/12/2017 ### Hermes Nascimento da Silva ### Nova Serrana
Faleceu hoje pela manhã em Gouveia a senhorita Gedir Martins, com os seus 93 anos.

13/12/2017 ### Hermes Nascimento da Silva ### Nova Serrana
Faleceu hoje pela manhã em Gouveia a Senhorita Gedir Martins, com os seus 93 anos.

13/12/2017 ### Hermes Nascimento da Silva ### Nova Serrana
Faleceu hoje pela manhã em Gouveia A Senhorita Gedir Martins, com os seus 93 anos.

09/12/2017 ### José Moreira de Souza ### Belo Horizonte
28ª FEIRA NACIONAL DE ARTESANATO NA EXPOMINAS. Amanhã é o último dia. Visitas das 10 horas até 22 horas. Eu tenho me encontrado com gente de todos os recantos de Minas Gerais. Gostaria demais de ver alguma pessoa de Gouveia. Já abracei os visitantes do Mucuri, do Rio Doce, de Pirapora, de Curvelo, de Governador Valadares. Até agora não vi ninguém de Gouveia. Apesar disso, o livro "Camilinho, escola de vida" tem sido apreciado. O Selo da AFAGO também adorna nosso stand cedido gentilmente pelo SESC MG.

20/11/2017 ### Adilson do Nascimento ### Belo Horizonte - MG
A aniversariante de hoje é nossa amiga Neuza de Miranda Ribas. Parabéns!!!

08/11/2017 ### Adilson do Nascimento ### Belo Horizonte - MG
TARDE DE AUTÓGRAFOS Será com imenso prazer que esperarei por todos vocês, amigos da AFAGO, para nos reencontrarmos, sem quaisquer outras ostentações, a não ser a celebração da amizade, para o lançamento do meu livro GOUVEIA: História, Reminiscências e Saudades. Data: 9 de dezembro. Local: Prédio da Rádio Kobu. Rua Efigênio Gomes Pereira, nº 26, (gentilmente cedido pelo meu amigo Toninho das Lajes). Horário: A partir das 15 horas. Maiores detalhes no site São Roberto Forever Nova Afago – Grupo de Poetas Gouveanos e em meu facebook.

06/11/2017 ### Antônio de Paiva Moura ### BELO HORIZONTE
Caro Dr Raimundo Ficou supimpa sua reportagem. Grato por sua referência a meu trabalho em Diamantina. Grande abraço Antônio Moura

28/10/2017 ### Raimundo Nonato de Miranda Chaves ### Belo Horizonte


No início de outubro, precisamente de quatro a sete, aconteceu em Diamantina o 4º Festival de História, promovido pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Grupo de associados da CMFl – Comissão Mineira de Folclore, capitaneado pelo presidente José Moreira de Souza, compareceu e colaborou efetivamente. Organizaram-se oficinas, Téo Azevedo e Ricardo Evangelista; Lançaram-se livros, Frei Chico, Antônio Paiva Moura, Luiz Santiago e este comentarista. Venderam-se livros, além dos citados, José Moreira, Tita, Antônio de Oliveira Melo, CMFl (revistas) e ainda outros livros de Luiz Santiago e de Antônio de Paiva Moura.
A CMFl procura visibilidade e tem alcançado sucesso.
No dia 6, o grupo da CMFl participou de encontro no Conservatório Lobo de Mesquita. O Conservatório havia realizado a semana do folclore e então, a diligente associada Ione Amaral pegou a deixa e organizou o encontro de aproximação; donde pode resultar até parceria. A concretização da ideia foi bem sucedida. A reunião decorreu com satisfação dos representantes de ambas as instituições.
Na oportunidade, o presidente Moreira, de forma brilhante, comentou sobre História da Música Barroca.
Frei Chico, relatou, emocionado, a epopeia do jovem Frei Holandês mandado ao Vale do Jequitinhonha. Voltou vitorioso, entendendo como poucos daquele mundo tão diferente e, de lambuja, trazendo sua obra prima: Dicionário da Religiosidade Popular. Para registro, ganhei de presente, hoje, DVD gravado pela Orquestra de Violeiros de Garça. Na sexta faixa do DVD: " Beira Mar ", adaptação de Frei Chico. O maestro e coordanador da orquestra: prof. Adriano Freitas comenta a música e a história do famoso frei holandes.
O professor Antônio de Paiva Moura, não menos brilhante, discorreu sobre seu trabalho e sobre a história de Diamantina que ele conhece muito bem. Aliás, ele se sente muito bem naquelas paragens. Sua esposa é descendente e herdeira do famoso Empório Sampaio e Mota Ltda. que, no passado, juntamente com os Felício dos Santos e os Mata Machado, eram os donos de Diamantina.
Ainda, a figura simpática de Luiz Santiago, aquele extremamente barbudo que aparece nas fotos acima. Luiz Santiago, para quem não conhece, é o homem do corpo fechado. Ele sabe tudo sobre como fechar o corpo contra armas de fogo e contra facas e punhais, inclusive relatou a história dos homens que, no século passado, tinham o corpo fechado. Luiz Santiago, hoje, tem uma questão para resolver: Você, que é conhecedor da História da Terra Mineira, sabe que o Intendente dos diamantes Felisberto Caldeira Brandt quis apunhalar ao Ouvidor da Comarca do Serro Frio porque este senhor, indiretamente, havia cantado a sobrinha do Caldeira Brandt. A honra deveria ser lavada com sangue, essa era a lei. Na chamada hora H o vigário, surgiu do nada, trazendo uma cruz a interpôs entre o punhal e o peito do ouvidor, salvando-o. Coloco a questão: O Ouvidor tinha o corpo fechado? Ou, naquele instante, aconteceu um milagre?
Importante registrar aplausos e parabéns à Ione Amaral - aquela simpatia que aparece na foto apontando alguma coisa que só ela vê -. aplausos e parabéns pela competência e pela dedicação com que ela se houve no planejamento e na execução da viagem a Diamantina.
Mas o encontro não termina por aí, afinal escrevi sobre apenas uma das instituições, a Cmfl.
O Conservatório representado por uma turma atenciosa, liderada pela jovem diretor, professores, alunos e belos números de danças. A dança do pau de fita, a dança de São Gonçalo, com arcos decorados, e com belas evoluções das meninas-moças, lideradas pelo gigante de ébano, conhecido como Chicão. Até O nome é grande, mas a graça e a leveza de dançarino. Chicão, simpático e atencioso, é natural de Gouveia. No momento ele está organizando grupo de congado na comunidade de Riacho dos Ventos e dá aulas de danças na Vila Alexandre Mascarenhas, tudo sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura de Gouveia. Isto é uma notícia muito boa. Quem sabe se nos próximos anos não teremos Ternos de Congado abrilhantando nossas festas, do Rosário, de São Benedito.Tomara!!!
Dança do Pau de Fita
Dança de São Gonçalo