Associação dos Filhos e Amigos de Gouveia
Atas de 2008











Ata da Reunião da Diretoria e Conselho Fiscal da Afago em 01/03/16

No dia primeiro de março de dois mil e dezesseis, às 19:30 horas, reuniram –se os membros da Diretoria e o Conselho Fiscal da Associação dos Filhos e Amigos de Gouveia-Afago, na Sala Dr. Valdir de Almeida Ribas, Av. Amazonas, 115. Presentes Adilson Nascimento, Raimundo Nonato de Miranda Chaves, José Moreira de Souza, Manoel Luiz Ferreira, Milton Ferreira Miranda, João de Jesus Saraiva, Geraldo Augusto da Silva, e Guido de Oliveira Araujo. Após leitura da ata pelo Senhor presidente foi aprovada após solução de pendência da ata anterior, com esclarecimento de que não houve interesse de patrocinio por parte das empresas de Gouveia.
O presidente justificou a convocação da reunião extra por não ter havido quorum para a realização da anterior por motivo de chuva torrencial no horário aprazado. Na apresentação do Expediente e Correspondência, leu o email do Diretor José Moreira, oferecendo seu sitio em Pinhões para a próxima reunião da Afago, em caráter festivo. Por unanimidade ficou escolhida a data de 16 de abril. Na correspondência com a Secretaria Municipal de Educação, sobre a Semana Literária e Entrega do sexto Prêmio Afago de Literatura, comunicou que ficou acertada a data de realização da semana para 16 a 21 de maio e da entrega do Sexto Prêmio Afago de Literatura para 21 de maio, à noite. A entrega à Comissão de Concursos da Afago dos trabalhos dos concorrentes, por parte das escolas, será até 30 de abril. Quanto ao patrocinio do Prêmio Afago foi apresentada correspondência, A) Com a Prefeitura foram trocados vários emails com o Dr. Helton Mendonça Gomes, Secretário do Prefeito Municipal, sobre o assunto, não se chegando ainda a termo positivo. B) com a Estamparia São Roberto, também sem resposta. C) com a GSM Group (mineradora), Tracomall, obtendo resposta de que patrocinará . A conversa está ainda em curso. Apresentou a solicitação de Afrânio para que a Afago participe da campanha de coleta de lixo em Gouveia e inclua o tema no Concurso Literário. A resposta negativa foi devido à impossibilidade de atuação, pela distância, e por não ser possivel obrigar os participantes do Concurso literário a escrever sobre o tema. Em seguida passou-se a discutir e a resolver a pauta. Ficou resolvido que o Secretário fará o relatório das atividades.
Foi aprovado que a Assembléia anual será realizada na sede da Afago, na Sala Dr. Valdir de Almeida Ribas, no dia 31 de março de 2016.
Em eguida o diretor José Moreira de Souza discorre sobre os objetivos do Prêmio Afago de Literatura, que são estimular a desenvoltura quanto à comunicação, estimular a criação e a pesquisa, e que não estão sendo atendidos, pois os temas passaram a ser dirigidos, o que necessita de uma correção. Tem de melhorar a qualidade dos textos para responder ao investimento. Sugere que alguém da Afago esteja presente na reunião de escolha dos temas. Quanto à verba do prêmio, informou que recebeu pagamento por seu trabalho à Fundação João Pinheiro e doou à Afago. Desde que a premiação do concurso se tornou um evento cultural do Municipio, a Prefeitura deveria se responsabilizar pelo seu pagamento , colocando uma verba no orçamento da Secretaria Municipal de Cultura ou de Educaçao. Sugere também A) a criação de uma gerência colegiada de projetos para verificar interesses do Municipio em editais nos portais dos Ministérios e B) elaborar um plano geral e também discutir partes da gestão pública de Gouveia. A Afago seria um projeto piloto ambicioso e abrangente de todos os interesses. Para isso cooptaria estudantes de Gouveia, subsidiados pelo Municipio ou patrocinadores . Dr. Raimundo expressou sua descrença no projeto de apoio público da Prefeitura ao projeto da Afago. Sugere avaliar do projeto Afago e interromper o a entrega do Prêmio Afago por um ano. Em votação colocada pelo Presidente, todos foram contra a interrupção, e a favor da reavaliação. José Moreira sugere reservar um dia da Semana Literaria para conveersar com os dirigentes do Municipio. Resumindo, o presidente comunica que vai sugerir o encontro com os dirigentes , o que seria uma preparação para colocar na agenda a realização do próximo premio. O que foi aprovado unanimente.
Em outros assuntos, o Presidente apresentou o convite da AASER, Associação dos Amigos do Serro, para a comemoração do tricentenário do Serro. Adilson sugere convidar o Presidente da Academia de Letras de Curvelo para a entrega do Prêmio Afago de Literatura e José Moreira, a realização de um congresso das associações de amigos dos Municipios, com parceria da Comissão Mineira de Folclore.
João de Jesus Saraiva, discutindo ainda o patrocinio, sugere exigir dos deputados que buscam voto em Gouveia alguma contribuição para a cultura. Geraldo Augusto comunica que o escritor Paulo Amador é de Diamantina e escreve sobre a região em seu livro “A Solução Patafísica” e que este e outros livros foram oferecidos a ele pelo autor, (e o Secretário confirma que a ele também foram oferecidos). O Dr. Raimundo Nonato de Miranda Chaves comenta o prestigio do Diretor José Moreira de Souza na Revista (confirmar se é revista) “Tradição e Resistência” , em mãos de alguns dos Diretores. Ficou decidido que, após a reunião da Assembléia no dia 31 de março, a próxima reunião ficou confirmada para o dia 16 de abril, em Pinhões. A reunião de maio, será no dia 12, na Sala Dr. Valdir. Nada mais havendo a tratar, foi encerrada, com uma roda de oração pelo aniversário do Diretor José Moreira de Souzada, a reunião, da qual eu, Guido de Oliveira Araújo, lavrei a presente ata. Belo Horizonte, 01 de março de 2016