E.M.João Baiano e E.M.Profa. Zezé Ribas
Concluintes do Ciclo Fundamental

Comentarios de
Raimundo Nonato de Miranda Chaves

14 de dezembro de 2011

Ás 8:00 horas a semhora Secretária Muncipal de Educação Professora Maisa de Fátima Nascimento Dória reuniu, na E.M.João Baiano, diretora, professoras, funcionários e pais de estudantes para entrega de boletim e de trabalhos escolares. Na oportunidade Maisa comentou sobre a disposição da Prefeitura Municipal em apoiar a educação no municipio, e, sobre o esforço que tem sido feito neste sentido. Prometeu continuar trabalho intenso no próximo ano; agradeceu aos pais pela confiança e aos funcionários pelo apoio e dedicação.Terminou com votos de Feliz Natal. Após a senhora secretária, professoras e funcionários, cada um na sua vez, se apresentou e desejou boas festas a todos os presentes. Em seguida as famosas cantineiras, lideradas por dona Reginalda, serviram saborosa cangica com amendoim.

Ás 17:00 horas, na Matriz de Santo Antônio, o Revmo. Cônego Paulo Nicolau de Almeida Neto do Prado Franco celebrou missa em ação de graça pela conclusão do ciclo fundamental de estudantes da E.M.João Baiano e da E.M.Profa. Zezé Ribas. O cerimonial cuidou dos detalhes, iniciando com a entrada triunfal dos estudantes da comunidade de Pedro Pereira, uniformizados com camisas pretas, sem gola, gravadas com nomes dos concluintes; seguidos pelos seus padrinhos; agora, estudantes da comunidade de Camilinho uniformizados com camisas cor rosa, gola preta; seguidos pelos seus padrinhos. A missa cantada, com som violões; o celebrante acompanhado de quatro acólitos, falou aos estudantes estimulando-os a continuar os estudos; participaram das leituras as diretoras Michele, de Camilinho e Adriana, de Pedro Pereira. Após a cerimonia religiosa, concluintes e seus convidados se dirigiram ao Centro Social Cardeal Serafim Feranandes de Araújo.

No Centro Social - as fotos dizem melhor - falaram a Secretária Municipal de Educação, professora Maisa de Fátima; a vereadora Luzia, pelos padrinhos; o senhor Francisco de Assis Alves, presidente da Câmara Municipal e o senhor Geraldo de Fátima, prefeito municipal. Ao som de música, ao vivo, serviu-se jantar, oferecido pelos padrinhos dos formandos, com direito à variada mesa de doces. A mocidade estudantil, estimulada por jovens professoras que se confundiam com os próprios estudantes, ensaiou alguns passos de dança na imensa pista disponível.

Ao final da festa os padrinhos, posicionados à frente, no salão, entregaram Brinde Especial a cada concluinte.

Na condição de padrinho registro meus parabéns aos jovens estudantes pela vitória nesta primeira etapa; registro meu estímulo para que continuem, com força e dedicação, é a forma de se conseguir a desejada ascenção social;

Às 22:00 horas, terminadas as solenidades do dia, viajei de Gouveia a Camilinho no onibus escolar; e, devo registrar que, depois da viagem, diária, pelas estradas de terra, o estudante ter, ainda, que percorrer tres e mais quilometros de trilhas escuras e atravessando corregos, tendo que se levantar cedo no dia seguinte para cuidar da lida é coisa para gente jovem, forte e dedicada. Contudo, prezados estudantes, superem as dificuldades e sigam em frente, vocês conhecerão o resultado do sacrificio de agora; mesmo porque a Nação precisa de vocês jovens; a Nação precisa de gente competente e preparada para desenvolver novas tecnologias e enfrentar a forte concorrencia internacional.

Para ver:
Fotos Grupo I.
Fotos Grupo II

Meus aplausos para os organizadores das comemorações, inclusive pela belaza do convite confeccionado de maneira artesanal.