Loja de Artesanato - Arte das Montanhas

Retornar

Comentários
Raimundo Nonato de Miranda Chaves

Local para ser visitado, em Gouveia: “Show room” do Núcleo de Artesanato de Gouveia.
A loja – Arte das Montanhas –, situada à Rua Prefeito Efigênio Gomes Pereira, 26, apresenta bela e rica mostra de trabalhos em tricô de linha e de barbante; arranjos florais secos, especialidade de artesãos de Cuiabá; pinturas, em tela e em cerâmica; criativos trabalhos em cabaça: oratórios, bonecas, santos, salientando o trabalho em cabaça e palha de milho das “meninas do Requeijão”.

Compram-se bonecas e levam a história de presente.
Requeijão é uma comunidade próxima de Cuiabá e as meninas – adultas –, foram alfabetizadas pela mãe, na sala da própria residência, onde apresentavam-se uniformizadas e comportavam como se estivessem na sala da aulas.Determinação da exigente mãe-professora.

O conhecido Samburá – cesta tecida em palha de milho – de artesãos da Comunidade Quilombola do Espinho; Santos e Oratórios entalhados em cedro pelo artista Gonzaga.

A loja é mantida pela Prefeitura Municipal e administrada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. A gerência é de responsabilidade de Ceule do Rosário Brandão, funcionária da Prefeitura, que atende no horário 8:00 às 11:00 e 13:00 ás 17:00.

Ceule recebe, expõe e vende os trabalhos de qualquer artesão e, ela mesma, faz o acerto com o expositor, retira 10% do valor para despesas com embalagens.

Telefones para contato:
38 3543-2249 – Secretaria Municipal de Cultura
38 9998-1167

A coleção “Arte das Montanhas” está pronta para ser exibida em Belo Horizonte, o que pode render bons resultados para os artesãos. Também, é uma boa oportunidade para o trabalho em parceria, envolvendo as entidades: Secretaria Municiplal de Cultura, Esporte, Lazer e TurismO - CELT; A Comissão Mineira de FolclorE – CMFL e a Associação dos Filhos e Amigos de Gouveia - AFAGO.



Apresentação:
  1. com Power Point 2010
  2. com Power Point 2003