Departamento de Cultura e Turismo






Retornar

A Cultura de Gouveia hoje passa por um misto do tradicional e o moderno, com isso a atual gestão apóia manifestações culturais diversas.
A seresta recebe uma atenção muito especial devido a sua organização e a sua grandeza cultural.
A gestão atual tem como foco o desenvolvimento do artesanato como gerador de renda para os cidadãos gouveianos. O curso do SEBRAE para nosso artesão agregou muito valor a seus produtos, além de melhorar a qualidade demos a esses trabalhadores o local para a venda de seus produtos. O núcleo de Artesanato de Gouveia que está aberto a todos os artesãos de Gouveia.
Na linha de ênfase na cultura jovem, foi desenvolvido pelo Departamento de Cultura projetos predominantemente para pessoas físicas na faixa de 07 a 19 anos, estimulando a sua criatividade, com ampla flexibilidade de experimentação em todas as linguagens. Com o curso de desenho que beneficia cerca de 40 crianças e adolescentes e o Hip Hop que beneficia cerca de 50 crianças e adolescentes podemos dar mais oportunidades de inserção cultural a nossos jovens.
A cultura também apóia o projeto fortalecer que com um convênio com a AMG trás a população aulas de step gratuitas e uma academia que funciona com uma taxa simbólica. Além de apoiar aulas de artes marciais como o takaen-do.
Do ponto de vista administrativo, a Departamento Municipal de Cultura promoveu uma reorganização institucional, a uma maior credibilidade com órgãos como o IEPHA, o SEBRAE e o CIRCUITO DOS DIAMANTES.
Após anos de poucos investimentos em infra-estrutura e acervos, verificava-se um quadro significativo de deterioração dos equipamentos culturais da Prefeitura. Podemos perceber um grande esforço da gestão atual em manter em boas condições o patrimônio da cidade, reformas na Igreja de Nossa Senhora da Conceição e além disso da total apoio a projetos como o da reforma das casas do Barão.
No campo do turismo temos investido no sentido de que o turista não apenas passe por Gouveia mas tenha aqui como um ponto turístico de peso. Investimos muito na nossa principal festa a Kobufest que ganhou uma proporção jamais vista na cidade e que irá tomar uma proporção maior ainda esse ano.
Por fim a decoração de natal deste ano impressionou a população com enfeites modernos.

Douglas Geraldo Costa
Chefe do Departamento de Cultura.