PLANO DE TRABALHO, 2016

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ABERTURA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DO DIA 31 DE MARÇO DE 2016

Boa noite senhoras e senhores, meus amigos afagueanos.

Estamos abrindo esta assembleia geral ordinária que foi convocada para apresentarmos o relatório de nossas atividades no ano de 2015, bem como para fazermos a prestação de contas do último exercício e, teimosamente, apresentarmos o plano de trabalho para 2016. Seria conveniente e interessante observarmos que no exercício findo, voltamos a vivenciar alguns fatos antagônicos e significativos. É inegável que a AFAGO, dentro das suas precárias possibilidades, tem contribuído para o desenvolvimento do município de Gouveia, principalmente no aspecto cultural, embora se perceba pelo Relatório de Atividades que os custos dos procedimentos ficaram praticamente, todos, nas costas dos atuais administradores que fizeram, além das suas contribuições normais, doações de vulto para a manutenção do Prêmio Afago de Literatura e para a impressão, publicação e divulgação dos nossos Boletins Informativos. A situação política e, principalmente, econômica e financeira do país vem afetando de forma crucial a nossa situação e temos a triste confirmação de que alguns dos nossos associados vêm se mostrando absolutamente desinteressados, até porque, imaginavam uma entidade com disponibilidade financeira suficiente para contribuir fortemente para o progresso de Gouveia. Esse nunca foi e nunca será o nosso objetivo. Pretendemos colaborar com a cidade, no que for possível, mas no campo social, educacional e cultural, sem que, no entanto, tenhamos que disponibilizar recursos os quais não dispomos, nem temos fonte de origem. Certo é que não podemos definir como um ato de gestão a elaboração de um Plano de Trabalho para este ano de 2016 e sim como um desafio de proporções monumentais, de forma que gostaríamos, nesta oportunidade, de lhes apresentar a nossa proposta de trabalho, configurada, dentro das nossas precárias possibilidades, mantendo o que for possível dentro da nossa experiência vivida, da seguinte forma:
  1. Manteremos o Boletim Informativo com edição a cada dois meses. Para que seja distribuído entre os associados, comerciantes, autoridades, escolas e professores de Gouveia, ou seja, formadores de opinião, objetivando divulgar a AFAGO, facilitar a comunicação entre associados, fornecendo espaço para que gouveanos intelectuais, estudantes, professores ou gente do povo possam exercitar sua veia literária, desde que possamos contar com artigos e notícias vindos de gouveanos daqui e alhures, sob a coordenação e o amparo financeiro indispensável do nosso Diretor de Comunicação Social José Moreira de Souza, sem o qual o boletim não existiria;
  2. Manteremos em atividade o site afagouveia.org.br sob a coordenação do nosso tesoureiro professor Raimundo Nonato de Miranda Chaves, possibilitando aos internautas, de forma globalizada interagir no sistema, colocando ali as suas opiniões, o que além de divulgar a AFAGO, facilita a comunicação entre gouveanos e possibilita ao associado fazer suas críticas, denúncias e sugestões.
  3. Manteremos a Assembleia Ordinária de Associados, como ponto de encontro de gouveanos e como forma de congraçamento.
  4. Manteremos, dentro da Semana Literária, patrocinada pela Secretaria Municipal de Educação, o Prêmio Afago de Literatura, sob a orientação, apoio e coordenação sempre eficaz do nosso Diretor de Comunicação Social José Moreira de Souza, destinado a estudantes do ensino básico das nossas escolas estaduais e municipais, com entrega em sessão festiva, em Gouveia, com participação de autoridades locais, objetivando marcar a posição da AFAGO na cidade, incrementar o seu relacionamento com o sistema educacional do município e estimular os jovens a darem o melhor de si no processo de sua formação.
  5. Empenharemos no sentido da recuperação de dados da secretaria da Paróquia de Santo Antônio de Gouveia, que permitam a sua digitalização, sob a efetiva coordenação do nosso vice-presidente Haroldo Antônio Ribas e a colaboração dos diretores José Moreira de Souza e Raimundo Nonato de Miranda Chaves;
  6. Intensificaremos o relacionamento com Gouveia, através de reuniões locais com a participação da equipe de educadores da secretaria municipal de educação, com prioridade para avaliação da continuidade do Prêmio Afago de Literatura, que na opinião da nossa diretoria vem perdendo o seu foco de origem;
  7. Continuaremos a disponibilizar no site afagouveia.org.br os extratos das atas das nossas reuniões mensais, desde a da sua criação, de forma a que todos os associados possam estar acompanhando os andamentos dos trabalhos e que, também, possam cobrar por eventuais assuntos que foram tratados e não estejam evoluindo satisfatoriamente.
  8. Procuraremos, desde que a Prefeitura Municipal de Gouveia, por meio de sua Secretaria de Cultura, trate esse trabalho como diretriz de sua política cultural, editar um livro que divulgue a história da fábrica de tecidos, da vida rural, dos tropeiros, das jardineiras e dos caminhões, contribuindo para a memória histórica de Gouveia, fazendo referência às pessoas que fundaram e desenvolveram o nosso município.
Quero deixar aqui registrados, de maneira geral, os meus mais sinceros e reconhecidos agradecimentos a todos aqueles que neste ano de 2015 colaboraram conosco, principalmente arcando com os custos das suas contribuições e especialmente a todos que foram além, principalmente os meus colegas diretores e conselheiros.
Eu agora convidaria o nosso secretário Guido de Oliveira Araújo para fazer a leitura do relatório de nossas atividades no ano de 2015 e logo em seguida o nosso tesoureiro Raimundo Nonato de Miranda Chaves fará a apresentação da nossa prestação de contas do último exercício, acompanhada do Parecer do Conselho Fiscal.
Belo Horizonte, 31 de março de 2016
Adilson do Nascimento - Presidente