Semana Literaria

Retornar

Um pouco de história

Raimundo Nonato de Miranda Chaves

Ano 2011, segundo semestre, fui recebido pela Secretária Municipal de Educação. Meu objetivo: primeiro, convidar aquela Secretaria para formar parceria com a Afago na realização do projeto: Prêmio Afago de Literatura. Segundo, cientificá-la, a pedido da senhora Elena Berenice, que a família Brum Ribas gostaria de doar à Gouveia a Biblioteca que pertenceu ao Doutor Waldir de Almeida Ribas.

Pela primeira vez a Secretária Maisa me falou, com entusiasmo contagiante, da Semana Literária que pretendia realizar.

--Não sei como nem quando, mas a Semana Literária será feita. Gouveia se sente orgulhosa de receber a coleção de livros, continuou a Secretária, e a inauguração do Espaço Doutor Waldir, na Biblioteca Pública poderá ser um evento da Semana Literária. O outro evento poderá ser a solenidade de entrega do Prêmio Afago.

Depois deste, tivemos alguns encontros, dois ou três, e muita troca de correspondência eletrônica, mas a programação da Semana Literária não acontecia.

A Afago ciente da responsabilidade com a realização do Projeto Prêmio Afago, mas já compromissada com a Secretaria de Educação aguardou e aguardou até muito próximo do final do ano letivo. Então, nada mais poderia ser feito, senão transferir a solenidade para 2012, com disposição para solucionar questões tais como estudantes terminando o curso fundamental e iniciando o curso médio em outra escola; estudantes terminando o médio e transferindo domicilio; diretoras aposentando, outras sendo substituídas.

Inicio do ano letivo, estudantes e professores têm que adequar a embocadura, então, só no inicio de abril, a boa nova: A Semana Literária terá inicio no dia 23 de abril de 2012 e terminará no dia 27; comunicado da Secretária Maisa de Fátima.

Logo após divulgado, a adaptação:

A SRE de Diamantina convoca as diretoras para reuniões em Diamantina, exatamente, no período destinado à Semana Literária; portanto, alguns eventos deverão ser transferidos para os dias 03 e 04 de maio. A Semana virou Quinzena. As atividades que envolviam a Afago, não por coincidência, seriam então realizadas, digamos na segunda semana. A homenagem à família Brum Ribas, a inauguração do Espaço Doutor Waldir de Almeida Ribas na Biblioteca Pública e a solenidade de entrega do Prêmo Afago foram atrasadas em uma semana em relação à primeira programação.

Isto, em nada ofuscou o brilho dos eventos, mesmo porque fomos transferidos em ótima companhia: O Chá Literário, também uma das atividades da Semana Literária e o bate papo entre autores locais, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, juntamente com as bibliotecárias e a Srª Andréia Almeida, também da equipe da Smed. A equipe da Celt, liderada pela Secretária Giselle, cuidou da ornamentação e o fez com belas peças do artesanato local. Giselle atuou como mediadora do bate papo com os escritores.

Cavalgada Literária, evento de responsabilidade da Apae de Gouveia, sob a liderança de Amauri Ribas;

O Varal Literário, evento apresentado pelos alunos da E.E. Aurélio Pires.

A Afago entregou o Prêmio Afago de Literatura – edição 2011, exatamente, no dia 04 de maio de 2012. Valeu a pena esperar? Sim! Transtornos? Houve, mas todos superados! A Semana Literária, idealizada pela professora Maisa de Fátima do Nascimento Dória, com parcerias das Escolas Estaduais, das Escolas Municipais, da Apae, da Afago e da Secretaria de Cultura; com o apoio da Prefeitura Municipal; foi realizada de forma impecável e constituiu um marco na história da Educação e da Cultura em Gouveia.

A Afago compareceu, representada por um grupo atuante e participativo. Marcaram presença em Gouveia: presidente, secretário, tesoureiro, diretor de comunicação, diretor jurídico, diretor social, dois representantes do conselho fiscal, duas representantes da comissão de seleção, uma representante da comissão de premiação.

A comitiva da Afago, depois das festividades em Gouveia, visitou a comunidade de Camilinho, onde foi celebrada a Festa de Santa Cruz, tradição secular na localidade que, recentemente, foi renomeada como Festa de Nossa Senhora, por imposição da prelazia;

Os visitantes apreciaram, de perto, a Serra de Camilinho,, renomeada Morro do Camelo pela irresponsabilidade de um fotografo. Todavia, ínsisto em Festa de Santa Cruz e Serra de Camilinho, porque, há quase oitenta anos que ouço e, assim, vejo escrito. Há que respeitar a história e as tradições!

Fico imaginando, no futuro, uma fotografia da Serra de Santo Antônio, selecionada no projeto Paisagens Mineiras do Jornal O Estado de Minas e sendo renomeada de Morro do Dromedário, simplesmente porque tem apenas uma corcova.

Há farto material, disponível neste site, sobre a Semana Literária. Não tivemos oportunidade de acompanhar os trabalhos realizados durante a primeira semana. Esta lacuna será suprida com apresentações, em power point, fornecidas pela Secretaria de Educação.

Fotos e textos são acessíveis a partir desta página, conforme relação a seguir:
  1. Textos:
    1. Programa/Convite;
    2. Chá Literário;
    3. Cerimonial do evento;
    4. Alyne Dória vista por Maria Ivonete de Lima Ávila;
    5. Raquel Luiza vista por José Moreira e Guido Araújo;
    6. Rubens Bittencourt visto por Newton Vieira;
    7. Anderson Soares visto por Romenigue Araújo de Ávila;
    8. Prêmio Afago de Literatura;
    9. Discurso da Diretora Mariléia de Miranda Brandão;
    10. Textos de estudantes selecionados para avaliação e premiação.
  2. Fotografias:
    1. Homenagem à família Brum Ribas, Chá Literário, Mostra da Biblioteca;
    2. Cavalgada Literária;
    3. Varal Literário;
    4. Prêmio Afago de Literatura;
    5. Eventos da semana anterior:
      • E.M.Niquinho Miranda - Comunidade de Água Parada;
    6. Visita a Camilinho.
Nome do Evento Apresentação link
Convite/Programa texto Programa
Eventos da primeira semana fotografia E.E. Augusto Aires da Mata Machado I
  clipe E.E. Augusto Aires da Mata Machado II
  fotografia E. M. João Baiano
  clipe E.E. Joviano Aguiar
  clipe E.M. Neco Cinquenta
  clipe E.M. Niquinho Miranda
  fotografia E.M. Profa. Zezé Ribas
Chá Literário texto Mesa Redonda com escritores
  fotografia Homenagem Família Ribas, Mesa Redonda, Biblioteca
  texto Homenagem a Alyne Dória
  texto Homenagem a Raquel Luiza
  texto Homenagem a Rubens Bittencourt
  texto Homenagem a Anderson Soares
Prêmio Afago de Literatura fotografia Prêmio Afago
  texto Trabalhos selecionados
  figuras Certificados
  texto Discurso Diretora Mariléia
Cavalgada Literária fotografia Cavalgada da Apae
Varal Literário fotografia Varal Literário
Visita a Camilinho fotografia Festa Santa Cruz
  Clipe Folia