Concurso de Redação na Escola Estadual Ciro Ribas

Retornar

REPORTAGEM


A E.E. Ciro Ribas através de uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Gouveia apresentou no dia 09 de Dezembro de 2011 às 19:00h na frente do prédio da escola o resultado do 1º Concurso de Redação da E.E.Ciro Ribas “Disseminando saber e criatividade com o tema Vila Alexandre Mascarenhas : lugar onde moro ou estudo. Tendo como objetivo desenvolver o pensamento, a pesquisa, a criatividade, a originalidade e o raciocínio dos alunos da E.E.Ciro Ribas e da E.E.Joviano de guiar (2º endereço), valorizando a produção de texto por meio da reflexão sobre a importância do lugar onde vivemos.
E como resultado, as pesquisas levaram os alunos a descobrirem belezas que antes não eram vistas neste pequeno lugar chamado Vila Alexandre Mascarenhas, mas que muito tem a oferecer. O concurso teve como regra principal não conter nomes ou qualquer outra identificação nas redações. Cada aluno recebeu uma folha com um número e assinou na lista de presença no número correspondente. As listas foram lacradas em um envelope na frente dos alunos de cada turma. Todas as redações foram lidas e analisadas pelos professores e a supervisora da E.E.Ciro Ribas que selecionaram 12 que foram enviadas para uma comissão julgadora compostas por profissionais habilitados, professores de Língua Portuguesa de Gouveia que indicaram os ganhadores.

As nove redações selecionadas foram dos alunos: As três redações vencedoras foram dos alunos: O grupo Paraunarte com um grande espetáculo nos deixou uma linda mensagem para lembrarmos que natal é muito mais que uma data comemorativa, é demonstrar amor, carinho, presença.
E no encerramento desta noite de grandiosa exposição de talentos apresentada pelos nossos alunos e pelo grupo Paraunarte, a prefeitura Municipal de Gouveia presenteou a nossa Vila Alexandre Mascarenhas com uma maravilhosa iluminação de Natal.















Escola Estadual Ciro Ribas
CONCURSO DE REDAÇÃO:
“Disseminando saber e Criatividade”
Tema: Vila Alexandre Mascarenhas


1º LUGAR

MEU ENCANTO

E nem nos meus mais belos sonhos, conseguia imaginar tanta perfeição, lugarzinho simples, de montanhas e estrada de chão. Vilazinha pequena e de boa afeição, lugar de gente boa e trabalhadores de coração. Nas mãos as marcas da vida, nos olhos o brilho da história, no coração nossa vila, nosso pedacinho de chão.
Erguida com suor, imaginada com esperança os homens que aqui passavam sonhos encontravam. Ainda me lembro dos meus avôs que aqui serviram, histórias de famílias brotaram e casinhas se formavam. Fogão a lenha em casa, brisa leve, cheirinho de terra molhada, aqui até a chuva que cai, barulho diferente faz, podemos até escutar nas folhas ela tocar.
Passarinhos enfeitam e alegram nosso lugar, o rio que aqui corre lava a alma do lugar. Nossas crianças se enfeitam e nas ruas agora asfaltadas com as brincadeiras se exaltam, nos pés as frutas crescem e com o raiar dos dias esperanças sempre se renovam. Histórias aqui foram formadas e aqui com orgulho até me lembro de um homem digno e que era exemplo, família aqui formou e sua marca deixou, do futebol vivia e sua história contou.
Lugar maravilhoso de se viver, laços aqui são construídos amores encontrados, a vila construída no mato hoje na humildade é reformada.
E quem por aqui passa se encanta, parece até pintada a mão, beleza natural, paraíso sim do criador.


Elyana Dumbá Chaves
3º Ano do Ensino Médio
E.E.Joviano de Aguiar ( 2º endereço E.E.Ciro Ribas)








Escola Estadual Ciro Ribas
CONCURSO DE REDAÇÃO:
“Disseminando saber e Criatividade”
Tema: Vila Alexandre Mascarenhas


2º LUGAR

O LUGAR ONDE VIVO

Este lugar onde vivo
É a Vila Mascarenhas
Tranquilo e aconchegante
Tem planícies e montanhas

É cortada pela rodovia
Que nos leva a Diamantina
Todos que dela se aproximam
Logo nela se aninham

Há também a cachoeira
Cheia de encanto e beleza
Com suas águas cristalinas
Enfeitando a natureza

Belo rio Paraúna
Por aqui passa garboso
Nele há peixes em abundância
Para o sustento do povo

É uma terra muito boa
Nela o verde prevalece
Pássaros e cigarras cantam
Quando o dia amanhece

Sinto bem em aqui viver
Pois aqui é o meu lugar
Mesmo sendo bem pequeno
Para sempre aqui vou ficar.


Maria Ambrosina de Oliveira
3º Período da EJA
E.E.Joviano de Aguiar ( 2º endereço E.E.Ciro Ribas)








Escola Estadual Ciro Ribas
CONCURSO DE REDAÇÃO:
“Disseminando saber e Criatividade”
Tema: Vila Alexandre Mascarenhas

3º LUGAR

VILA ALEXANDRE MASCARENHAS

Vila Alexandre Mascarenhas
Lugar como este não há
Aqui as pessoas são encantadoras
Como em nenhum outro lugar

Belezas naturais, rios e pássaros
Sempre a nos cativar
Frutas diversas: manga, acerola, pequi
Jabuticaba e goiaba pronta para saborear

Aqui a garotada pode aproveitar
Jogar bola na quadra
Ou ir ao rio nadar
Bater papo na praça
Ou bolinha de gude jogar.

Além de aproveitar
A garotada tem que estudar
Na E.E.Ciro Ribas
Vamos conquistar
O futuro que há de nos apresentar.

Quem na Vila passar
Sempre há de voltar
Porque não tem como esquecer
O que todos nós temos para oferecer.


Tifany de Deus Melo
7º ano de Ensino Fundamental
E.E.Ciro Ribas






A matéria apresentada, recebi da professora Eliane Maria Trindade Santos, Diretora da Escola Estadual "Ciro Ribas". A Afago apalude a direção desta escola pela inciativa e pela organização do Concurso de Redação oferecido à mocidade estudiosa de Vila Alexandre Mascarenhas. Aplaude, também, ao senhor Prefeito Municipal pelo apoio dado ao evento e parabeniza aos estudantes premiados: Eliana, Maria Ambrosina e Tifany; cumprimenta aos estudantes cujos trabalhos foram selecionados e, enfim, a todos os que concorreram. Os que não alcançaram sucesso desta vez, o alcançarão no futuro; vocês são estudantes e, como tal, incorporam mais e mais conhecimento a cada dia. Importante é a dedicação, o interesse, o esforço para ser cada mais sábio.